4G no Brasil!
Em junho de 2012 houve o leilão pelo 4G para a Copa de 2014.Grandes operadoras de telefonia como VIVO e TIM estavam presentes.O objetivo do Palácio do Planalto foi que as vencedoras das licitações investissem logo na implantação do 4G.Afinal de contas, é preciso correr. Todas as cidades-sede da Copa das
Confederações, em 2013, e as sedes e subsedes da Copa do Mundo, em 2014,
terão de estar com toda a infraestrutura pronta para a prestação do
serviço.
A Banda Larga 4G brasileira utilizará a mesma tecnologia implantada no Estados Unidos e no Japão que é a LTE “Long Term Evolution” (Evolução de longo período) com velocidade superior a 10 megabit por segundo isso é um grande avanço se comparado com a tecnologia anterior 3G que é de apenas 1 megabit por segundo (O megabit por segundo (Mb/s, Mbit/s ou Mbit/seg) é uma unidade de transmissão de dados equivalente a 1.000 quilobits por segundo ou 1.000.000 bits por segundo).
Além disso, turistas de outros países não conseguirão utilizar a rede 4G brasileira devido à incompatibilidade com seus aparelhos. Já os europeus terão mais oportunidades para usar nossa rede, mas como ainda a oferta de dispositivos LTE na região é reduzida é capaz de durante a Copa do Mundo não haver muito uso desse tipo de conexão.
Segundo dados da consultoria Teleco, atualmente no Brasil ainda não existe
O governo considera fundamental que o serviço 4G esteja funcionando durante os grandes eventos esportivos, principalmente na Copa do Mundo, mas esse novo sistema está muito longe de transformar o dia a dia da maioria dos brasileiros, que usam celulares pré-pagos como instrumento de trabalho e em substituição ao telefone fixo.
Infelizmente no Brasil os grandes beneficiários do 4G serão as empresas e as classes A e B. As demais camadas da população não terão acesso ao serviço 4G: que permite acessar, além de voz, chamadas de vídeo, conteúdo multimídia, jogos e navegação com grande rapidez, isso porque os preços serão muito altos.O preço do serviço 4G chegará alto ao país, e os aparelhos também serão mais caros (entre R$ 1.500 a R$ 1.800).
O governo estuda oferecer à população de baixa renda uma internet móvel com preço acessível, mas o programa apelidado de “Banda Larga no Bolso” ainda não tem nenhuma perspectiva de ser implantado. Pelas previsões, o projeto não será concluído antes de um ano.
Qual é o ganho em usar Internet 4G?
Transmissão ao vivo pelo celular com melhor qualidade de imagem sem ficar travando a tela ou com falhas na imagem , poder baixar e enviar arquivos maiores em menos tempo remotamente por um dispositivo móvel e ainda não ficar o instabilidade em lugares com grande quantidade de pessoas como será nos jogos da copa do mundo porque dividimos o sinal com todo mundo que está acessando a rede.Como a chegada da tecnologia 4G para cidades que serão sede da Copa do mundo quem ganhará com isso é a população que poderão utilizar banda larga 4G e terá a melhor internet móvel do país já o restante precisará aguardar a implantação da tecnologia para outras cidades.
Postado por Anderson O.Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário