quinta-feira, 23 de agosto de 2012

4G na Copa de 2014!

4G no Brasil!



Em junho de 2012 houve o leilão pelo 4G para a Copa de 2014.Grandes operadoras de telefonia como VIVO e TIM estavam presentes.O objetivo do Palácio do Planalto foi que as vencedoras das licitações investissem logo na implantação do 4G.Afinal de contas, é preciso correr. Todas as cidades-sede da Copa das Confederações, em 2013, e as sedes e subsedes da Copa do Mundo, em 2014, terão de estar com toda a infraestrutura pronta para a prestação do serviço.

A Banda Larga 4G brasileira utilizará a mesma tecnologia implantada no Estados Unidos e no Japão que é a LTE “Long Term Evolution” (Evolução de longo período) com velocidade superior a 10 megabit por segundo isso é um grande avanço se comparado com a tecnologia anterior 3G que é de apenas 1 megabit por segundo (O megabit por segundo (Mb/s, Mbit/s ou Mbit/seg) é uma unidade de transmissão de dados equivalente a 1.000 quilobits por segundo ou 1.000.000 bits por segundo).

 
O termo 4G é usado para definir a quarta geração da telefonia móvel.Um dos problemas é a falta de compatibilidade dos atuais aparelhos existentes no mercado com a frequência da tecnologia que será utilizada no país por meio da faixa de 2,5 GHz.

Além disso, turistas de outros países não conseguirão utilizar a rede 4G brasileira devido à incompatibilidade com seus aparelhos. Já os europeus terão mais oportunidades para usar nossa rede, mas como ainda a oferta de dispositivos LTE na região é reduzida é capaz de durante a Copa do Mundo não haver muito uso desse tipo de conexão.

Segundo dados da consultoria Teleco, atualmente no Brasil ainda não existe nenhum modelo de celular compatível com esta frequência. Quando considerado dados mundiais, há 94 tipos de aparelhos que funcionariam no país. Além disso, a empresa acredita que existe a possibilidade de não haver uma conectividade 4G efetiva no país durante a Copa de 2014.

O governo considera fundamental que o serviço 4G esteja funcionando durante os grandes eventos esportivos, principalmente na Copa do Mundo, mas esse novo sistema está muito longe de transformar o dia a dia da maioria dos brasileiros, que usam celulares pré-pagos como instrumento de trabalho e em substituição ao telefone fixo.

Infelizmente no Brasil os grandes beneficiários do 4G serão as empresas e as classes A e B. As demais camadas da população não terão acesso ao serviço 4G: que permite acessar, além de voz, chamadas de vídeo, conteúdo multimídia, jogos e navegação com grande rapidez, isso porque os preços serão muito altos.O preço do serviço 4G chegará alto ao país, e os aparelhos também serão mais caros (entre R$ 1.500 a R$ 1.800).

O governo estuda oferecer à população de baixa renda uma internet móvel com preço acessível, mas o programa apelidado de “Banda Larga no Bolso” ainda não tem nenhuma perspectiva de ser implantado. Pelas previsões, o projeto não será concluído antes de um ano.


Qual é o ganho em usar Internet 4G?

Transmissão ao vivo pelo celular com melhor qualidade de imagem sem ficar travando a tela ou com falhas na imagem , poder baixar e enviar arquivos maiores em menos tempo remotamente por um dispositivo móvel e ainda não ficar o instabilidade em lugares com grande quantidade de pessoas como será nos jogos da copa do mundo porque dividimos o sinal com todo mundo que está acessando a rede.

Como a chegada da tecnologia 4G para cidades que serão sede da Copa do mundo quem ganhará com isso é a população que poderão utilizar banda larga 4G e terá a melhor internet móvel do país já o restante precisará aguardar a implantação da tecnologia para outras cidades.

 


Postado por Anderson O.Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário